A arte dos mundos negros
Anne Lafont
Os textos reunidos neste livro atestam o compromisso de Anne Lafont com as novas perspectivas da história da arte. A partir de uma intensa atuação entre pesquisas, curadoria e crítica contemporâneas, a autora traça um panorama sobre as imagens e a cultura material do chamado Atlântico negro, possibilitando novas aberturas para pensarmos a própria noção de arte africana e de seus usos e sentidos no contexto da colonização.
Referência tanto na Europa quanto nos Estados Unidos, Anne Lafont investiga os atravessamentos de distintas produções artísticas pelas questões raciais e coloniais, aspectosaté então pouco considerados pela historiografia. Nessa abordagem arejada e original, ela analisa o papel de resistência da arte feita por africanas e africanos no período da escravização, as marcações raciais presentes em obras cruciais da história da arte, e debate ainda as leituras mais clássicas da história e das ciências sociais sobre essa produção dos mundos negros.
As análises reunidas neste volume também têm o caráter de intervenção, caso dos artigos sobre o papel dos monumentos públicos em meio às recentes reivindicações antirracistas, e o projeto de restituição de obras africanas pelos museus franceses. Uma perspectiva que atravessa o tempo forjando uma história da arte pós-colonial.
SOBRE A AUTORA
Anne Lafont é historiadora da arte francesa, pesquisadora e professora na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHSS), em Paris. Trabalhou como diretora dos programas de pesquisa de historiografia da arte no Institute National d’Histoire de l’Art e como editora da revista Perspective. Integrou o comitê curatorial da exposição Le modèle noir – de Gericault à Matisse, no Musée d’Orsay, em 2019, e é autora de livros sobre história da arte, incluindo L’art et la race: l’Africain contre l’oeil des Lumières (2019), obra referencial que venceu os prêmios literários Fetkann Maryse Condé e Vitale e Arnold Blokh. No Brasil, publicou pela Bazar do Tempo o livro Uma africana no Louvre (2022).