O QUARTO DO BEbÊ
Anabela Mota Ribeiro
Após a morte de um conhecido psicanalista, sua filha única encontra entre seus papéis e cadernos de trabalho o diário de uma paciente, Ester. A leitura que começa movida pela curiosidade logo torna-se uma obsessão, um canal de contato com o próprio pai e também de identificação com sua paciente. Nessas páginas íntimas, Ester narra os dias de confinamento, a descoberta de um câncer, a impossibilidade de ser mãe. O quarto do bebê, que ela arruma em sua casa, nunca abrigará uma criança. Mas é ali que se dá a descoberta da escrita como cura e criação. O lugar em que nasce e vive a literatura.
“O quarto do bebê é um grande livro sobre o invisível: o vazio nas nossas casas, peças de mobília inexistentes, pessoas que não nasceram.”
Djaimilia Pereira de Almeida
“Algumas vezes as ausências e os silêncios podem dizer mais do que a presença e as palavras. E é em torno dos vazios que irrompe esse romance presente e urgente, em que a leitora sente acontecer, em si mesma, a lenta (e obstinada) transformação da personagem.”
Noemi Jaffe
oRELHA
“Há muitos anos sei que sou infértil. Até ao fim dos meus anos saberei que sou infértil. Nunca mais serei visitada por um anjo que anuncia. Acabaram-se os milagres. Começou a realidade. Ei-la que vem com uma nitidez de rua lavada, transparente e altiva, é solo remexido rico em nutrientes. Adeus meu rico útero, meu coitadinho, que nunca me serviste para nada. Sempre soube que o teu lugar era na cabeça, na ponta dos dedos.”
Anabela Mota Ribeiro

Sobre A autorA
Anabela Mota Ribeiro (1971) é jornalista e escritora portuguesa. Fez licenciatura e mestrado em Filosofia na Universidade Nova de Lisboa. No doutorado, em curso, prossegue o estudo do escritor brasileiro Machado de Assis. Foi visiting research fellow da Brown University em 2019. É autora e apresentadora de programas de televisão e curadora de festivais literários. Publicou, entre outros livros, Paula Rego por Paula Rego (2016), A flor amarela – Ímpeto e melancolia em Machado de Assis (2017) e Por Saramago (2018). O quarto do bebê, lançado em 2023 em Portugal, é o seu primeiro romance.
.
