JUNHO 2026

O LADO DE LÁ

PALOMA VIDAL

 

Numa mansão de veraneio em Punta del Este, uma menina uruguaia vive nos fundos da casa onde a tia trabalha como empregada doméstica. Enquanto observa de longe o luxo dos proprietários brasileiros, ela passa os dias ao lado da piscina escura e hipnótica, sonhando com o Brasil das novelas e das praias infinitas.

Seu único companheiro é um cachorro, testemunha e participante dos acontecimentos que se desenrolam na casa: visitantes abastados, rituais de verão e corpos bronzeados compõem um universo suspenso. A chegada de novos convidados rompe o delicado equilíbrio deste mundo, desencadeando uma espiral de tensão e violência.

Com humor sombrio e escrita precisa, que mescla o português e o espanhol, Paloma Vidal constrói um romance sobre infância, desejo e desigualdade na fronteira ambígua entre Brasil e Uruguai, fazendo emergir, da escuridão da piscina, uma história ao mesmo tempo sinistra e mágica.

“Através de uma linguagem ágil e minimalista, que conversa com o teatro e a poesia, Paloma Vidal constrói uma sátira da nossa elite que toca, com delicadeza, os lados obscuros da existência.”

Tatiana Salem Levy

“Em O lado de lá, lutam e dançam as consciências, os pontos de vista, as classes, os idiomas. O romance nos magnetiza — como a piscina negra magnetiza a menina protagonista — e não nos solta, mesmo depois que terminamos de ler.”

Laura Wittner

SOBRE A AUTORA

Paloma Vidal nasceu em 1975, em Buenos Aires, Argentina, e ainda criança se mudou para o Brasil. É escritora, crítica literária, tradutora e professora da Universidade Federal de São Paulo. É autora de livros de contos, poesia, teatro, ensaio e romances, escrevendo em português e em espanhol. Entre eles estão Mais ao sul (2008), Algum lugar (2009), Mar azul (2012), Pré-história (2020), Não escrever [com Roland Barthes] (2023), e Lugares onde eu não estou (2024). Sua obra foi publicada em países como Argentina, Chile, Espanha, França e Estados Unidos.

O QUE VEIO NA CAIXA

A caixa do mês trouxe o livro “O lado de lá”, de Paloma Vidal,   Dois sachês de chá-mate da  A talcha, uma pequena sacola exclusiva, criada a partir das cores do livro e estampada com uma de suas frases; cupom de desconto para o site da @atalcha; marcador de página ilustrado com a imagem da capa de @valeriasalinaspintora; carta do mês com conteúdo especial.