Yann Andréa Steiner
Marguerite Duras
No verão de 1980, Marguerite Duras recebe em sua casa, na Normandia, Yann Lemmé, ávido leitor de suas obras que a enviava cartas regularmente. A partir daquele encontro, os dois permaneceriam juntos e inseparáveis durante os últimos dezesseis anos de vida da autora. Neste livro, Duras nos faz acompanhar o início da “história entre o muito jovem Yann Andréa Steiner e esta mulher que fazia livros e que estava velha e sozinha”.
Terna e visceral, ela escreve sobre a sua história de amor, o nascer de Andréa Steiner, sobrenome com o qual batiza Yann – Andréa, nome de sua mãe, e Steiner, nome de sua personagem Aurélia Steiner; e sobre seus personagens histórico-ficcionais, Théodora Kats, Jeanne e Samuel, ambientados na violência do trauma do Holocausto durante a Segunda Guerra Mundial. Mais uma vez, vida e ficção se misturam na literatura contundente de Marguerite Duras.
“E depois teve o fechamento da porta sobre você e sobre mim. Sobre o corpo novo, alto e magro. E depois teve a voz. A voz incrível de doçura. Distante. Real. Era a voz de sua carta, a da minha vida.”
Tradução Karina Ceribelli Roy
Posfácio Lucia Castello Branco
Agenda Feminista Clube F. 2024
A edição da Agenda Feminista Clube F. 2024 rende uma homenagem às mulheres brasileiras e suas lutas no período da ditadura militar, imposta no Brasil a partir de 1 de abril de 1964. Passados sessenta anos, lembramos da resistência de doze mulheres que têm suas trajetórias contadas em textos inéditos escritos por doze autoras convidadas e ilustrações originais de Marin Rios. São elas:
Cassandra Rios por Dri Azevedo
Cecilia Coimbra por Dulce Pandolfi
Diva Moreira por Fernanda Miranda
Edna Roland pior Ynaê Lopes
Eliane Potiguara por Márcia Kambeba
Elza Soares por Zélia Duncan
Maria Laura Teixeira Lopes por Tatiana Roque
Margarida Alves por Marcela Ellian
Santinha por Renata Izaal
Thereza Santos por Flavia Rios
Therezinha Zerbini por Luiza Villaméa
Zuzu Angel por Virginia Siqueira Starling
A Agenda conta ainda com textos de Jaqueline Pitanguy e Branca Moreira Alves, autoras do livro “Feminismo no Brasil – Memórias de quem fez acontecer”, uma série de frases inspiradoras distribuídas nos dias do ano, datas importantes para as lutas feministas e aniversários de mulheres admiráveis.