Livro do Mês

Precisamos falar de consentimento

Arielle Sagrillo Scarpati, Beatriz Accioly Lins, Silvia Chakian

Precisamos falar de consentimento

Arielle Sagrillo Scarpati, Beatriz Accioly Lins, Silvia Chakian

Ao mesmo tempo em que é um conceito chave para o respeito e a segurança nas relações sexuais contemporâneas, o consentimento tem sido muitas vezes entendido de forma equivocada ou superficial. Neste livro que reúne o conhecimento e a experiência de três mulheres engajadas nos debates e nas lutas contra a violência de gênero, o tema, complexo, ganha uma abordagem aprofundada, corajosa e, sobretudo, descomplicada.

Reunindo referências dos campos da psicologia, do direito, da literatura especializada, além de uma série de exemplos de casos conhecidos e situações que atingem cotidianamente meninas e mulheres, as autoras apresentam as nuances que estão em jogo quando falamos de violência sexual e suas diversas manifestações. Com isso, disponibilizam um repertório essencial sobre o assunto para ser lido com a família, na escola, entre amigas, de forma aberta e franca, porque somente com informação e conhecimento poderemos criar uma sociedade mais saudável, justa e segura.

Sobre as autoras

ARIELLE SAGRILLO SCARPATI é psicóloga, com mestrado em Psicologia Social pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), doutorado em Psicologia Forense pela Universidade de Kent, Inglaterra, e pós-doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Há mais de uma década trabalha com pesquisa, intervenções clínicas e sociais com ênfase nas vulnerabilidades sociais, violências de gênero, masculinidade e saúde mental. Tem artigos publicados sobre violência sexual e participou da coletânea Ministério Público estratégico: violência de gênero (2023).

BEATRIZ ACCIOLY LINS é antropóloga e pesquisadora, com mestrado e doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade de São Paulo (USP). Foi pesquisadora convidada no Departamento de Antropologia da University College London (UCL), em Londres, Inglaterra. Atua como gestora de projetos de impacto social e acesso a direitos fundamentais, trabalhando na promoção, articulação, avaliação e monitoramento de políticas públicas. É associada ao Núcleo de Estudos sobre Marcadores Sociais da Diferença (NUMAS).  Publicou, entre outros, Diferentes não desiguais: a questão de gênero na escola (2026), A lei nas entrelinhas: a lei Maria da Penha e o trabalho policial (2018) e Caiu na net: nudes e exposição de mulheres na internet (2021).

SILVIA CHAKIAN é Promotora de Justiça do Ministério Público de São Paulo e integrante da Promotoria Especializada de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar (MPSP). Coordena o Núcleo de Atendimento a Vítimas e a Ouvidoria das Mulheres do MPSP. Mestre em Direito Penal e Doutoranda em Direito Constitucional pela PUC SP, é professora da Escola Superior do Ministério Público. Publicou os livros A construção dos direitos das mulheres (2020), Crimes contra mulheres (2024), Crimes contra crianças e adolescentes (2024), entre outros.